Evoramons
evoramons
Mihai Eminescu
Revedere
|   A editora .   |   As obras .   |   Contacto .
Evoramons
.
.
Revedere
.
Género literário
Poesia

Tradução do romeno
Doina Zugravescu
Ilustração da capa
Paulo Jané

Edição
Março de 2005
Número de páginas
XX + 154
ISBN
972-99486-0-7

Preço
14,50 €
.
Evoramons

Mihai Eminescu (1850-1889) é o maior poeta romeno e uma das vozes mais altas da poesia universal. A civilização nascida no séc. II pela conquista romana da Dácia encontra nele a expressão gloriosa e definitiva, assim como o arauto da sua modernidade.

Para a Roménia, a figura e a obra de Eminescu têm um significado só comparável ao de um Dante, um Camões ou um Puchkine para as respectivas nações. Que seja a presente antologia bilingue um sinal do reencontro entre os dois mundos extremos da latinidade na Europa.

Mihai Eminescu nasceu a 15 de Janeiro de 1850 em Botosani. Estuda em Cernâuti, na região da Bucovina, até 1866, ano em que publica os seus primeiros versos e, fugindo à autoridade paterna, atravessa a Transilvânia a pé. Nos dois anos seguintes viaja por toda a Roménia integrado em companhias teatrais, ganhando um conhecimento profundo da cultura e tradições do seu povo. Entre 1869 e 1873 frequenta nas universidades de Viena e Berlim disciplinas tão diversas como filosofia, história, direito e economia, sem chegar a concluir qualquer delas.

De regresso à Roménia exerce fugazmente actividades de bibliotecário e inspector escolar, antes de se lançar no jornalismo. Em 1878, já em Bucareste, é editor e principal colaborador do jornal Timpul. Após anos de trabalho esgotante, acomete-o uma crise de loucura em Agosto de 1883. Em Dezembro é publicada a primeira e única colectânea em vida dos seus poemas, pelos cuidados do grande crítico e mecenas literário Titu Maiorescu. O volume continha quarenta e quatro poesias, já publicadas em revistas, e ainda vinte e cinco inéditas. Os últimos anos decorrem entre fases de lucidez e recaídas na doença, morrendo num hospício para alienados de Bucareste a 15 de Junho de 1889.